Uso indiscriminado de psicotrópicos por usuários assistidos na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0004

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Psicotrópicos, Abuso de medicamentos

Resumo

Os medicamentos psicotrópicos correspondem a drogas que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC) e que podem levar a dependência, pois agem produzindo mudanças no comportamento, percepção, pensamento e emoções, modificando a maneira de agir, pensar e sentir. São prescritos a pessoas que sofrem de transtornos emocionais e psíquicos ou aquelas com outros tipos de problemas que afetam as funções mentais. Os psicotrópicos estão entre as classes de medicamentos mais prescritas nos Estados Unidos e na África do Sul. Tal fenômeno parece ser mundial, visto que estudos realizados em outros países demonstram altas taxas de sua utilização. Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso indiscriminado de psicotrópicos por usuários assistidos na Atenção Primária à Saúde (APS). O presente estudo seleciona-se como método um dos recursos da prática baseada em evidências, a revisão integrativa da literatura, a qual possibilita a síntese e a análise do conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. Como estratégia para uma boa estruturação do objeto investigado, foi utilizado o mnemônico PVO, nesse caso “P”: (Population), relacionado à “Usuários da APS”; “V” (Variables): “Psicotrópicos”, e “O”, (Outcomes), referindo-se ao “Uso indiscriminado/abusivo”. A busca dos materiais científicos foi realizada utilizando as principais bases de dados e bibliotecas virtuais como a “PubMed/MEDLINE”; “CINAHL”; “LILACS/BDENF; “SciELO. Foram encontrados um total de n: 32 artigos, que após passarem pelos critérios de elegibilidade, foi obtida uma amostra de 13 estudos para a revisão integrativa. O uso inadequado de psicotrópicos constitui um grande problema de Saúde Pública. O estudo aponta alguns resultados já discutidos na literatura, como: a falta de preparo e capacitação científica dos profissionais nos atendimentos aos usuários de drogas psicotrópicas e a existência de barreiras para iniciar e manter o tratamento adequado. As principais complicações do uso são: dependência, ataques de pânico, quadros depressivos e esquizofreniformes, síndrome amotivacional com apatia, diminuição da energia e motivação, diminuição da capacidade cognitiva. Sendo assim, é possível concluir que a atual medicalização da sociedade traz impactos graves, que tornam necessário uma promoção do uso inteligente e coeso de medicamentos e o combate ao uso indiscriminado dessas drogas.

Biografia do Autor

Elciane Alves Pereira Costa, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2008). Especialização em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri. Atualmente é enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde e comunicação.

Dennyura Oliveira Galvão, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP - São Paulo (1996), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, desenvolvendo a seguinte pesquisa: Resposta imunológica induzida por probióticos: uma revisão sistemática de literatura. Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Câncer, suporte Nutricional, Clinica e Saúde Coletiva.

Cicero Francivaldo Silva de Figueiredo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2010). Atualmente é mestrando em biociências e saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Emergências Hospitalares e Intensivas, Saúde Pública ESFs, Saúde Coletiva, Atendimento à idosos acamados, Centros de Apoio Psico-Social - CAPS, (clínica), Preceptorias em Medicina da Família, Organização de Serviços Hospitalares (emergência), Palestras e aulas (convidado). Atua com ênfase na Medicina Emergencial, Intensiva e Preventiva.

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia e Pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL). Professor da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Técnico formador de professores da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. É Professor de Ciências Humanas da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Carlota Távora em Araripe, exerceu o cargo de Diretor Administrativo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ananias Ferreira de Melo de Assaré (2021 a 2022). É Professor convidado da Faculdade de Educação do Piauí, nos cursos de educação. No ensino EAD exerceu o cargo de Tutor a distância do Curso de Especialização em Saúde Mental da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA) (2021 a 2022). É membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 2017-2020). Desenvolve pesquisas no campo da educação ambiental, agroecologia, desenvolvimento regional, bem viver. Compõe o Grupo de Pesquisa: Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - (NARRATIVIDADES/UNIVASF) 

João Leandro Neto, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA), graduado em filosofia e pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL), Segunda Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor efetivo da rede municipal de Araripe-CE, atuando como técnico formador de professores de Ciências da Natureza, possui ampla experiência no ensino superior atuando como professor do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte, nos cursos de publicidade e propaganda, terapia ocupacional e fonoaudiologia, é Tutor a Distância da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA), membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 - 2017-2020). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte. Realiza pesquisas com temas voltados à educação escolar quilombola, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE), pesquisa esta que lhe rendeu o selo professor transformador em 2020, pela Base2Edu e Bett Educar. 

Publicado

2023-09-05