Humanum Sciences https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences <p><strong>Humanum Sciences</strong> (ISSN 2674-6654) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências sociais e da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B4</strong>. </p> pt-BR <p>A <strong>CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03)</strong> deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. 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O problema central investigado foi como a formação docente estava se adaptando às exigências da BNCC, particularmente em relação à integração curricular e à interdisciplinaridade. O objetivo geral era analisar as tendências e abordagens na formação de professores sob a perspectiva da BNCC, identificando desafios e estratégias eficazes. Foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise crítica de fontes bibliográficas relevantes. Os resultados indicaram que a formação de professores enfrentava desafios significativos na adaptação às diretrizes da BNCC, embora metodologias ativas e tecnologias educacionais emergentes fossem identificadas como estratégias promissoras. A análise destacou a importância da interdisciplinaridade e integração curricular na educação contemporânea, e a necessidade de transformação das práticas pedagógicas e da formação docente. Concluiu-se que a implementação da BNCC exigia uma mudança nas práticas educativas, com investimentos contínuos na capacitação de educadores e no desenvolvimento de novas metodologias de ensino.</p> Renato Fernandes dos Santos, Francisco José dos Santos, William Figueredo Cruz, Simone do Socorro Azevedo Lima, Anderson Amaro Vieira, Luiz Carlos Melo Gomes, Iraides Pereira Neto Guimarães, José Rogério Linhares Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/255 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 A integração da inteligência artificial na educação básica: desafios e estratégias para a formação continuada de professores https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/260 <p>Este artigo investigou a integração da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, focando na formação contínua dos professores e na eficácia da IA para promover aprendizagem significativa. O objetivo central foi analisar como a IA pode ser incorporada no Ensino Fundamental e Médio e quais são as implicações para a formação docente. A pesquisa se propôs a responder como a IA pode otimizar o processo educacional e quais desafios precisam ser superados para sua implementação efetiva. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Cervo e Bervian (2002), o estudo examinou literaturas relevantes, incluindo trabalhos de autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Giraffa (1998), e Vicari (2021). Estas fontes proporcionaram uma base teórica para explorar as potencialidades e limitações da IA na educação, bem como para entender a importância da formação continuada de professores. A análise revelou que, embora a IA ofereça oportunidades significativas para personalizar a aprendizagem e melhorar os resultados educacionais, há desafios consideráveis em termos de preparação e adaptação dos educadores às novas tecnologias. O estudo de caso do Colégio Darwin exemplificou a aplicação prática da IA, demonstrando como a tecnologia foi utilizada para superar resistências e melhorar a formação dos professores. Em conclusão, o artigo destacou a necessidade de mais pesquisas sobre a integração da IA na educação básica, enfatizando que a formação continuada de professores é essencial para aproveitar plenamente as vantagens que a IA pode oferecer ao setor educacional. O estudo sublinhou a importância de desenvolver estratégias eficazes para incorporar a IA na prática pedagógica, garantindo uma transição suave para um ambiente de aprendizagem enriquecido tecnologicamente.</p> Itamar Ernandes, Daiane de Lourdes Alves, Sandra Maria dos Santos Vital, Jocely Gomes da Silva, Jéssica da Cruz Chagas, Erinaldo Santana Sousa, Arlete Baudson Rodrigues Fernandes, Fábio Feitosa Rodrigues Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/260 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Letramento crítico e educação para a cidadania https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/258 <p>Este estudo examinou o papel do letramento crítico na educação para a cidadania, com o objetivo de entender como essa competência pode preparar cidadãos informados, críticos e participativos. Utilizando-se da metodologia de revisão de literatura, foram analisadas publicações que abordam o letramento crítico, suas implicações para a educação e práticas pedagógicas eficazes para sua implementação. Os resultados evidenciaram desafios na integração do letramento crítico ao currículo, incluindo a necessidade de formação de professores e desenvolvimento de recursos didáticos específicos. No entanto, também destacaram oportunidades oferecidas pela tecnologia para promover o pensamento crítico. Estudos de caso e experiências de sucesso exemplificaram a aplicação prática do letramento crítico, demonstrando seu potencial para transformar a educação e promover uma cidadania ativa. As considerações finais ressaltam a importância de continuar explorando estratégias pedagógicas que integrem o letramento crítico, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos e promover uma sociedade mais justa e democrática.</p> Rodi Narciso, Luiz da Silva Soares, Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos, Sandra Maria dos Santos Vital , Elker Neri da Silva Santana, Kelly Karoline Nunes Sousa, Karine do Nascimento Araújo, Wilma Angélica da Silva Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/258 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Letramento em contextos multiculturais e multilíngues https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/263 <p>Esta revisão bibliográfica abordou o letramento em contextos multiculturais e multilíngues, focando nos desafios e oportunidades que esses contextos apresentam para as práticas de letramento, além de investigar a influência das culturas e línguas e discutir estratégias eficazes de promoção do letramento. O objetivo geral foi explorar como diferentes culturas e línguas influenciam as práticas de letramento e contribuem para a construção de identidades literárias, além de identificar metodologias de ensino que facilitam o letramento em ambientes diversificados. A metodologia consistiu na revisão de literatura, examinando estudos acadêmicos relevantes para entender as dinâmicas do letramento em tais contextos. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios como barreiras linguísticas e culturais, há oportunidades significativas para o enriquecimento cultural e linguístico e o desenvolvimento de competências interculturais. As considerações finais enfatizaram a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas, bem como o uso de tecnologias educacionais para suportar o letramento diversificado, promovendo a inclusão e a equidade educacional.</p> Rodi Narciso, Daiane de Lourdes Alves, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Ana Maria de Oliveira Souza, Maria Valdeli Matias Batista, Jorge José Klauch, Pedro Paulo Valadão Coelho, Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/263 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Inteligência artificial no novo ensino médio: transformando itinerários formativos e potencializando a educação a distância https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/261 <p>Este artigo investigou a inserção da Inteligência Artificial (IA) no Novo Ensino Médio, focando nos Itinerários Formativos e na Educação a Distância (EaD). O objetivo foi analisar como a IA pode melhorar a aprendizagem significativa, considerando as transformações curriculares e tecnológicas na educação brasileira. A pesquisa, embasada em uma revisão bibliográfica, seguiu as orientações metodológicas de Gil (2009) e Eco (2010), utilizando bases de dados como BDTD e Scielo para coleta e análise de dados. Os principais autores consultados foram Krawczyk (2017), Ramos (2017), Brasil (2018), Freitas et al. (2019), Moura et al. (2020), Ferreira et al. (2023), e Barpi et al. (2023), cujos trabalhos forneceram resultados sobre a reforma do Ensino Médio, a aplicação da IA na educação e os desafios e potencialidades da sua integração no contexto educacional. A análise revelou que a IA tem potencial para personalizar e otimizar o processo de aprendizagem, embora também tenha apresentado desafios como a necessidade de infraestrutura adequada e capacitação docente. As conclusões apontaram para a importância de estratégias inclusivas e equitativas na implementação da IA no Novo Ensino Médio, ressaltando a necessidade de pesquisas futuras para avaliar os impactos práticos dessa integração.</p> Allysson Barbosa Fernandes, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Karine do Nascimento Araújo, Ludmila Martins Pereira, Renato Fernandes dos Santos, Vivienn Marques da Silva Bezerra, Ercilia César De Freitas Boaventura , Olavo Falcão Martins Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/261 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/259 <p>Este estudo abordou a integração dos conceitos de sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores, com o objetivo de examinar como esses conceitos estão sendo incorporados nos currículos, identificando desafios e oportunidades. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações relevantes para destacar práticas eficazes, obstáculos enfrentados e possíveis melhorias. Os resultados indicaram que, apesar do crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade e educação ambiental, existem barreiras significativas na sua efetiva integração na formação docente, incluindo limitações curriculares e institucionais, além da falta de recursos e suporte adequado para professores. No entanto, foram identificadas oportunidades por meio de iniciativas globais e nacionais, uso de tecnologias educacionais e parcerias entre diferentes instituições. As considerações finais enfatizaram a necessidade de políticas públicas de apoio, revisão curricular nas instituições de ensino superior e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para superar os desafios existentes. A promoção de uma educação voltada para a sustentabilidade na formação de professores é fundamental para preparar educadores capazes de transmitir esses valores às futuras gerações.</p> Átila de Souza, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Rogelma Coelho do Nascimento, Ricardo Gomes da Silva, Christiane Diniz Guimarães, Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues, Hiarlen Carnellósi Carolino Cella Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/259 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 O baile do saber: brincadeira e conhecimento na educação infantil https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/264 <p>Este artigo explorou a importância do lúdico na educação infantil, com o objetivo de analisar como as práticas lúdicas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, conforme Cervo e Bervian (2002), analisando estudos e teorias relevantes ao tema. Autores como Mineiro e D’ávila (2019), Barbosa e Shitsuka (2019), Pereira et al. (2018), Rojo (2009) e Ribeiro (2012) foram fundamentais para estabelecer o quadro teórico, proporcionando uma visão ampla e multidisciplinar sobre a aplicabilidade e os efeitos do lúdico na aprendizagem e desenvolvimento infantil. O estudo detalhou como as atividades lúdicas, integradas ao currículo educacional, podem criar um ambiente de aprendizado estimulante e propício ao desenvolvimento de habilidades essenciais. A análise evidenciou que, embora existam desafios na implementação do lúdico na prática pedagógica, como a resistência institucional e a necessidade de formação docente, esses obstáculos podem ser superados através de estratégias focadas na capacitação e na revisão curricular. O artigo concluiu que o lúdico tem um impacto significativo no processo de aprendizagem, promovendo uma educação mais integrada e respondendo às necessidades integrais dos alunos. As perspectivas futuras apontam para a necessidade de continuar a pesquisa e a inovação nas práticas lúdicas, com o enfoque de aprimorar a qualidade e a efetividade da educação infantil num contexto em constante transformação.</p> Aline Esprendor, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Anselmo Martins Araújo, Vera Aparecida Teixeira da Cruz, Simone Barbosa Fernandes, Guelly Urzêda de Mello Rezende, Simária Monteiro Tavares, Francisca de Fátima Lemos Braz Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/264 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Fomentando o pensamento lógico e a criatividade no ensino da matemática para crianças https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/262 <p>Esta revisão bibliográfica explorou a aplicação de jogos e metodologias ativas no contexto do ensino de matemática, concentrando-se em estratégias destinadas a intensificar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos. O propósito primordial foi investigar o impacto dessas abordagens na educação matemática e na compreensão do conteúdo. A metodologia empregada consistiu na análise de literatura acadêmica, incorporando estudos, teorias e práticas educativas relevantes. Os resultados obtidos destacaram que a implementação de jogos e metodologias ativas, como a gamificação e a integração de tecnologias digitais, tem o poder de elevar a motivação e o engajamento dos estudantes no aprendizado matemático. Além disso, identificou-se que a inclusão de elementos culturais e a promoção da argumentação matemática emergem como práticas fundamentais para tornar o aprendizado mais inclusivo e eficaz. As considerações finais ressaltaram a importância crucial de integrar essas abordagens inovadoras no currículo de matemática, com o objetivo de proporcionar um ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos do século XXI. Essa abordagem visa não apenas ampliar o entendimento matemático, mas também criar um ambiente de aprendizado mais participativo e significativo.</p> Daiane de Lourdes Alves, Anderson Amaro Vieira, Renato Fernandes dos Santos, Leidiane Gonçalves de Souza, José Rogério Linhares, Éverton Marques da Silva, Lilian Christianine Batista de Carvalho, Marlini Maira Valente Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/262 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 O ensino de línguas à distância: o papel da inteligência artificial na educação moderna https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/256 <p>Este artigo explorou a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas à distância, enfatizando como essa tecnologia pode otimizar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e desafios da implementação da IA em cursos de idiomas online, identificando as implicações para uma aprendizagem significativa. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Lakatos e Marconi (2003), foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados de fontes secundárias, incluindo artigos científicos e periódicos. Os principais autores consultados, como Barpi et al. (2023), Picão et al. (2023), Casa, Ribeiro e Silva (2010), Semensato, Francelino e Malta (2015), e Kavitha e Lohani (2019), forneceram uma base teórica sólida para entender a aplicação e os efeitos da IA no contexto educacional. A pesquisa destacou o papel transformador da IA na personalização do ensino, na melhoria da eficiência pedagógica e na facilitação de uma experiência de aprendizado mais engajadora e interativa para os estudantes de línguas. Concluiu-se que, embora existam desafios a serem superados, como questões de infraestrutura e adaptação às novas metodologias pedagógicas, a IA apresenta um potencial significativo para revolucionar o ensino de línguas à distância. Encoraja-se a realização de mais pesquisas para explorar plenamente as capacidades da IA na educação, visando aprimorar continuamente as práticas de ensino e aprendizagem.</p> Allysson Barbosa Fernandes, Paula Welliana Araujo Martins, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Vander Aparecido de Castro, Lucas Victalino Nascimento, Celine Maria de Sousa Azevedo, Mariela Viviana Montecinos Vergara, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/256 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Currículos culturais e a educação para a cidadania global https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/257 <p>Este estudo abordou a integração de currículos culturais e a educação para a cidadania global, enfatizando a necessidade de desenvolver currículos que reflitam a diversidade cultural e promovam o entendimento e o respeito mútuo entre diferentes culturas. O objetivo geral foi explorar como os currículos podem ser desenvolvidos para incluir perspectivas culturais diversas, contribuindo para a formação de cidadãos globais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de literatura relevante sobre o tema, incluindo análises de estudos de caso e exemplos práticos de práticas educativas interculturais bem-sucedidas. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios significativos na implementação de currículos culturais, existem oportunidades consideráveis para enriquecer a experiência educacional e promover uma maior compreensão e respeito entre culturas. As considerações finais destacaram a importância de uma abordagem educacional que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para atuar de maneira responsável e ética no cenário global.</p> Mackson Azevedo Mafra, Daiane de Lourdes Alves, Matias Rebouças Cunha, João Carlos Machado, Jorge José Klauch, Jaqueline Leandro de Sá, Olivéria Ronilda Rodrigues Copyright (c) 2024 Humanum Sciences https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/257 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000