Índice de divulgação socioambiental de empresas brasileiras: uma análise léxica e de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2020.001.0002

Palavras-chave:

Divulgação., Sustentabilidade., IDSA., Desenvolvimento

Resumo

Os papéis de vários atores podem influenciar moderado, fraco ou fortemente sobre as divulgações sociais e ambientais corporativas das companhias, dada a estrutura econômica do país, bem como o desenvolvimento do seu mercado financeiro. Por exemplo, os acionistas podem influenciar as divulgações sociais e ambientais corporativas por terem relação direta com a empresa e os credores influenciam as divulgações corporativas relacionadas ao desempenho ambiental das empresas, dentre outros. O objetivo deste artigo é verificar o nível quantitativo de divulgação socioambiental das empresas listadas no mercado de capitais brasileiro que estão engajadas em projetos de sustentabilidade estabelecidos pelas Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para o alcance desse objetivo dispõe-se de uma metodologia eminentemente quantitativa quanto a natureza dos dados e descritiva no que concerne ao objetivo proposto. Em termos procedimentais, utiliza-se dos artefatos da análise léxica e de conteúdo para filtrar os dados e determinar a criação do Índice de Divulgação Social e Ambiental (IDSA). Os resultados apontam que, no ano de análise de 2018 poucas empresas listadas no mercado de capitais brasileiro aderiram aos propósitos dos ODS ou pelo menos não explicaram ou relataram informações convergentes com os propósitos da Agenda. No entanto, percebe-se que, as empresas que divulgaram o relatório de sustentabilidade alinhado com os ODS estão mais engajadas com as práticas de sustentabilidade do meio ambiente, não se preocupando, tão somente, com nível econômico empresarial.

Biografia do Autor

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2014) e em Economia pela Universidade Regional do Cariri (2011). Possui especialização em Prática Docente do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (2015) e em Gestão Empresarial pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2013). Tem experiência em Contabilidade privada nos setores fiscal, contábil, pessoal e societário. Pesquisa nas linhas de mercado de capitais, contabilidade do terceiro setor e tributação.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-05-17