Grau de satisfação térmica da população idosa do conjunto habitacional Jardim do Éden, Marabá/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2020.001.0001

Palavras-chave:

Conforto térmico, Grau de satisfação térmica, Conjunto Habitacional de Interesse Social, Idosos

Resumo

As características climáticas do local onde são erguidas as edificações, influenciam diretamente no comportamento térmico das mesmas, e ao combinar estes elementos aos mecanismos fisiológicos do corpo, o ser humano sente uma satisfação ou insatisfação térmica em função de vários parâmetros, como por exemplo, idade, sexo, vestimenta, atividade, etc.. Este trabalho tem como objetivo apresentar o grau de satisfação térmica dos moradores idosos do Conjunto Habitacional de Interesse Social, Jardim do Éden, localizado no distrito de Morada Nova, no município de Marabá/PA (Brasil). A pesquisa foi baseada na aplicação de questionários, para a faixa etária de idosos, os quais abrangem diversos aspectos relacionados a percepção térmica do usuário, com respostas que variam entre 'satisfeito' a 'insatisfeito'. A pesquisa apontou a insatisfação dos moradores idosos, demonstrando a latente demanda por soluções que adequem o ambiente térmico a realidade do local, e consequentemente, melhore a qualidade de vida de seus ocupantes, principalmente daqueles mais vulneráveis ao desconforto térmico.

Biografia do Autor

Stefane Mireles da Silva Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente residindo em Marabá Pará/ Estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/ Formada em Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Maranhão/ Sempre a procura de novas oportunidades, seja de estágio, trabalho ou estudo.

Flaviany Luise Nogueira de Sousa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente é graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Pretende seguir na área de engenharia com ênfase em estruturas e materiais da construção civil. A área de Gestão ambiental na construção, também faz parte de seu interesse de carreira profissional. Tem experiência com projetos de incêndio e adequação de espaços, adquiridos no último estágio. Também já desevolveu trabalhos na área topográfica de terrenos em um dos seus primeiros empregos.

Nuria Pérez Gallardo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos - Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente (USP, 2017). Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de Deusto (Espanha, 2011). Engenheira Civil pela UNICEP, Centro Universitario Central Paulista (São Carlos- SP, 2018). Engenheira Técnica de Obras Públicas, Especialidade em Construções Civis, pela Universidade de Cantabria (Espanha, 2009). Técnico superior em Desenvolvimento de Projetos Urbanísticos e Atividades Topográficas pelo Instituto Augusto Gonzalez Linares (Espanha, 2000). Tem experiência profissional na área de edificação, atuando principalmente nos temas de Construção Sustentável, Tecnologia do Ambiente Construído, Conforto Ambiental, Clima Urbano, Recursos Hídricos, Desenhos de projetos em Auto CAD. Atualmente compõe o quadro docente do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, ministrando as disciplinas da área de Arquitetura e Urbanismo da grade curricular do referido curso. Participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído - GTAC.

Antonio Carlos Nascimento-Passos de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Concluiu o 1° Grau na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza da Costa Rêgo e o 2° Grau no Instituto de Educação do Estado Pará (IEEP), ambas públicas, sendo a última uma escola com ensino de magistério. Possui graduação em Engenharia Civil, com ênfase em Hidrovias, com término em 2011, na Faculdade Ideal (FACI) onde cursou com bolsa do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Na mesma instituição cursou Engenharia de Segurança no Trabalho, obtendo o título de Engenheiro de Segurança no Trabalho em 2014. É especialista em Ordenamento Territorial Urbano, pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), defendendo monografia em 2012. Possui Mestrado em Engenharia Civil, Concentração: Estruturas e Construção Civil, Linha de Pesquisa: Materiais e Componentes de Construção, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), do Instituto de Tecnologia (ITEC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual cursou com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo defendida a dissertação em 2015. Em 2016, obteve o certificado Master of Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conveniada FGV-IDEAL, também em 2016 obteve o diploma de Mestrado em Engenharia de Produção, Concentração: Pesquisa Operacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de magistério superior, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), lotado no Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), tornando-se professor da Faculdade de Geologia, atuando no colegiado do curso de Engenharia Civil. Atua com disciplinas na área de Construção Civil, Urbanismo e Administração. Ministrou disciplinas na Faculdade de Geologia, Agronomia, Geografia e Engenharia de Minas e Meio Ambiente. Foi presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Civil IGE/Unifesspa, e coordenador e membro de projetos de pesquisa e extensão.

Tamara Daiane de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2011) com um período sanduíche na University of Illinois at Urbana Champaign. Mestrado e Doutorado em Recursos Hídricos e Ambientais com ênfase em tratamento de efluentes pela UFV. Também concluiu o curso de pós-graduação Latu Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho na UFV. Atua no âmbito de manejo,tratamento e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos, tratamento de água de abastecimento, saneamento, hidráulica gerenciamento de recursos hídricos. Atuou como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2014 e 2017 na área de Tratamento de águas residuária, Tratamento de água de abastecimento e Drenagem Urbana. Foi professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) compondo o quadro docente do curso de Engenharia Civil, atuando na área de Saneamento, Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais. Participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído - GTAC. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lotada no Departamento de Engenharia Urbana - Escola de Minas, onde atua na área de saneamento.

Downloads

Publicado

2020-01-07