Liderança e empreendedorismo no conselho de administração das cooperativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2020.002.0001

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Liderança, Cooperativas, Conselho de Administração

Resumo

O Conselho de Administração é o órgão da alta administração da cooperativa, responsável pela execução do planejamento estratégico, composto por membros eleitos pelo colegiado. Esse trabalho teve como objetivo estudar as características empreendedoras e de liderança presentes nos membros do conselheiro de administração nas cooperativas. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se descrever o perfil empreendedor, principalmente daqueles que atuam no coletivo, assim como as características presentes nas lideranças. Os resultados inferem que para o cargo de conselheiro de administração são necessários: conhecimentos técnicos, conhecimentos gerenciais, habilidades interpessoais e experiências prévias. O sucesso da organização está ligado à capacidade de seus gestores em tomarem decisões assertivas e tempestivas, sendo fundamental a formação de líderes empreendedores capazes de trabalhar com cooperação, visão sistêmica, ética, inovação e vontade de evoluir.

Biografia do Autor

Vando Vieira Batista dos Santos, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Possui especializações em Controladoria e Administração Estratégica (2019) ambas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, MBA em Executivo Empresarial em Gestão Bancária e Finanças Corporativas (2018) na Escola Superior Aberta do Brasil, MBA em Gestão Tributária pela Universidade Estácio de Sá (2014), Pós-Graduação em Auditoria e Perícia pela Universidade Católica Dom Bosco (2011), Graduação em Administração (2009) e Graduação em Ciências Contábeis (2008) ambas pela Faculdade Michelangelo.

Flávia Monaco Vieira, Universidade La Salle

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007), especialista em Pericia Contábil pela Universidade Gama Filho (2010) e em Controladoria e Gestão pela Escola Aberta do Brasil (2013), mestranda do curso de Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (previsão de conclusão no 2º semestre de 2020). Atualmente atua como Analista na Coordenadoria Geral de Contabilidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Perita contábil judicial em processos trabalhista e cíveis. 

Downloads

Publicado

2020-08-26