Sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0006%20Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação Ambiental, Formação de Professores, Desafios, OportunidadesResumo
Este estudo abordou a integração dos conceitos de sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores, com o objetivo de examinar como esses conceitos estão sendo incorporados nos currículos, identificando desafios e oportunidades. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações relevantes para destacar práticas eficazes, obstáculos enfrentados e possíveis melhorias. Os resultados indicaram que, apesar do crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade e educação ambiental, existem barreiras significativas na sua efetiva integração na formação docente, incluindo limitações curriculares e institucionais, além da falta de recursos e suporte adequado para professores. No entanto, foram identificadas oportunidades por meio de iniciativas globais e nacionais, uso de tecnologias educacionais e parcerias entre diferentes instituições. As considerações finais enfatizaram a necessidade de políticas públicas de apoio, revisão curricular nas instituições de ensino superior e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para superar os desafios existentes. A promoção de uma educação voltada para a sustentabilidade na formação de professores é fundamental para preparar educadores capazes de transmitir esses valores às futuras gerações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Humanum Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.