Letramento crítico e educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0003%20Palavras-chave:
Letramento Crítico, Educação para a Cidadania, Práticas Pedagógicas, Tecnologia na Educação, Pensamento CríticoResumo
Este estudo examinou o papel do letramento crítico na educação para a cidadania, com o objetivo de entender como essa competência pode preparar cidadãos informados, críticos e participativos. Utilizando-se da metodologia de revisão de literatura, foram analisadas publicações que abordam o letramento crítico, suas implicações para a educação e práticas pedagógicas eficazes para sua implementação. Os resultados evidenciaram desafios na integração do letramento crítico ao currículo, incluindo a necessidade de formação de professores e desenvolvimento de recursos didáticos específicos. No entanto, também destacaram oportunidades oferecidas pela tecnologia para promover o pensamento crítico. Estudos de caso e experiências de sucesso exemplificaram a aplicação prática do letramento crítico, demonstrando seu potencial para transformar a educação e promover uma cidadania ativa. As considerações finais ressaltam a importância de continuar explorando estratégias pedagógicas que integrem o letramento crítico, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos e promover uma sociedade mais justa e democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Humanum Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.